Oscar Niemeyer / Vida

2000

Projeta, entre outros, o auditório em Ravello, na Itália. É publicada em Londres, pela Phaidon Press, The curves of times, edição em língua inglesa de seu livro de memórias.

2001

Desenvolve, dentre outros projetos, a Residência em Oslo, na Noruega; o Acqua City Palace, em Moscou; o Museu do Cinema, em Niterói; e o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Recebe o título de Arquiteto do Século XX, do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil. É aberta a exposição “Oscar Niemeyer 2001”, no Pavilhão de Portugal do Parque das Nações em Lisboa, Portugal.

2002

É inaugurado, em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer. Em fevereiro, realiza-se a exposição retrospectiva “Oscar Niemeyer”, no Jeu de Paume, em Paris; e em setembro, é apresentada no CIVA – Centre International pour la Ville, l’Architecture et le Paysage, em Bruxelas.

2003

A exposição retrospectiva sobre o arquiteto continua sua itinerância pela Europa: em março, no DAM – Deutsches Architektur Museum (Frankfurt), com o título “Oscar Niemeyer: a legend of modernism”; em setembro, com o título “Oscar Niemeyer”, no Arken Museum for Moderne Kunst, em Copenhague (Dinamarca). Projeta, entre outros, o Serpentine Gallery Pavillion, no Hyde Park, em Londres. Inicia-se, na capital federal, a construção dos edifícios da Biblioteca e do Museu, que integram o projeto do Setor Cultural de Brasília.

2004

Projeta o Monumento à Paz, por solicitação do prefeito da cidade de Paris. Recebe o "Prêmio Imperial 2004",  concedido pela Japan Art Association, na categoria Arquitetura.

2005

Realiza, entre outros projetos, o Parque Aquático de Potsdam, na Alemanha, e o Complexo Administrativo da Hidrelétrica Itaipu, em Foz do Iguaçu. Lança no Rio de Janeiro o livro "As Casas onde morei". Recebe o título de Patrono da Arquitetura Brasileira, outorgado pela Câmara dos Deputados, Brasília, Brasil.